Música ajuda no
aprendizado das crianças
Diferentes estudos mostram as
vantagens das aulas de música para o desenvolvimento do seu filho.
Qual criança (ou adulto) não fica fascinada ao
ouvir uma música
de que gosta? Mas além do prazer que proporciona, ela contribui - e muito -
para o aprendizado do seu filho. Um grupo de pesquisadores da Northwestern University, dos Estados Unidos, revisou uma
série de estudos sobre o tema e mostrou que o aprendizado da música estimula a
plasticidade do cérebro, ou seja, a capacidade de mudar e se adaptar ao longo da vida
Uma das capacidades adquiridas com a prática
de um instrumento, por exemplo, é a identificação de diferentes sons. “O
cérebro nasce com determinado número de neurônios e cada aprendizado ajuda a
formar um circuito de memórias. A música ajuda na medida em que desenvolve os
sentidos, ensina padrões rítmicos, habilidade sensório-motora e estimula até o
raciocínio matemático e aritmético”, diz Antonio Carlos de Farias, neurologista
infantil do Hospital Pequeno Príncipe.
Mais
vocabulário
Um estudo realizado pela Long Island University, nos Estados Unidos, em duas escolas, avaliou um grupo de crianças que estudava piano formalmente. Ao todo, os pesquisadores acompanharam os alunos durante três anos e os compararam a outros que nunca tiveram aula de música. O resultado sugeriu que as crianças que aprendiam música tinham melhor vocabulário que as demais.
A alfabetização da criança se processa em códigos, ao juntar as letras para formar uma palavra e assim associar seu significado com o significante. A psicopedagoga Quézia Bombonatto, presidente da Associação Brasileira de Psicopedagogia (ABPp), explica que o mesmo acontece na música. “A leitura musical é feita por meio de outros códigos, e a criança precisa aliar a leitura das notas com o ritmo, a melodia”, diz. Além disso, tem a matemática. Noções de quantidade interferem muito na formação das notas musicais. Por esse fator, afirma Quézia, crianças que passam pelo processo de alfabetização musical ampliam suas possibilidades de lidar com códigos, sejam verbais ou não. “Como têm as funções cerebrais mais estimuladas,
elas aumentam
suas possibilidades para adquirir conhecimento.”
Concentração e identificação de vozes
Concentração e identificação de vozes
Além de um vocabulário maior, o aprendizado musical também pode facilitar a concentração e a identificação de diferentes vozes num ambiente barulhento, como destaca um outro estudo da Northwestern University, de Illinois, nos Estados Unidos. Segundo os pesquisadores, a habilidade de perceber diferentes padrões de som, como diferentes vozes que falam ao mesmo tempo, é estimulada pelo estudo de música. Sem falar que também fica muito mais fácil para a criança se concentrar numa leitura mesmo que não esteja num lugar muito silencioso.
Paciência e
persistência
Sabe aquela ansiedade do seu filho de querer tudo para agora? Ao aprender a tocar um instrumento, por exemplo, ele vai perceber que nem tudo acontece tão rápido. “A música é uma das coisas mais difíceis e demoradas para aprender. Quando um aluno começa a estudar e quer sair tocando, muitas vezes até pensa em desistir. Logo, ele aprende que é preciso esforço, treino, perseverança”, afirma André Barreto, professor e coordenador da área de música da Escola Suíço-Brasileira (SP). Para o professor, crianças que têm contato com a música são mais flexíveis, lidam melhor com imprevistos, frustrações e têm mais rapidez para raciocinar e agir. “Elas ficam mais preparadas para a vida”, diz Ana Paula Pontes
Referência:
REVISTA CRESCER
REVISTA CRESCER
LINK: http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI66583-15153,00.html
Ensinando Matemática através das músicas
As músicas são ótimas aliadas para trabalhar as
noções matemáticas na Educação Infantil.
A Galinha Magricela
Eu conheço uma
galinha
A galinha da vizinha
Avezinha magricela e depenada
Quem tem pena da galinha
Avezinha depenada
A galinha magricela da vizinha?
Bota ovos pela sala
No banheiro e na cozinha
Ela bota, bota, bota
Sem parar
A galinha magricela
Bota ovos sem parar
A galinha magricela
É magrela de botar
A galinha magricela
E bota um e bota dois e bota três
A galinha magricela
A galinha da vizinha
Avezinha magricela e depenada
Quem tem pena da galinha
Avezinha depenada
A galinha magricela da vizinha?
Bota ovos pela sala
No banheiro e na cozinha
Ela bota, bota, bota
Sem parar
A galinha magricela
Bota ovos sem parar
A galinha magricela
É magrela de botar
A galinha magricela
E bota um e bota dois e bota três
A galinha magricela
Vira cambota e bota quatro de uma vez
A galinha magricela
E bota dez e bota cem e bota mil
A galinha magricela
Bota ovo bota banca
De mais bela do Brasil
A galinha magricela
E bota dez e bota cem e bota mil
A galinha magricela
Bota ovo bota banca
De mais bela do Brasil
Os Números
Numero um
Numero um
Vamos começar assim
Faz tumtumtata
Faz tatatumum
É mais falta alguem aqui
Hahihahi
Numero um
Vamos começar assim
Faz tumtumtata
Faz tatatumum
É mais falta alguem aqui
Hahihahi
Numero 2
Numero 2
Ele vem depois do 1
Faz tumtumtata
Faz tatatumum
É mais falta alguem aqui
Numero 2
Ele vem depois do 1
Faz tumtumtata
Faz tatatumum
É mais falta alguem aqui
Hahihahi
Numero 3
Numero 3
Ele vem depois do 2
Faz tumtumtata
Faz tatatumum
É mais falta alguem aqui
Hahihahi
Numero 3
Ele vem depois do 2
Faz tumtumtata
Faz tatatumum
É mais falta alguem aqui
Hahihahi
Numero 4
Numero 4
Ele vem depois do 3
Faz tumtumtata
Faz tatatumum
É mais falta alguem aqui
Hahihahi
Numero 4
Ele vem depois do 3
Faz tumtumtata
Faz tatatumum
É mais falta alguem aqui
Hahihahi
Numero 5
Numero 5
Ele vem depois do 4
Faz tumtumtata
Faz tatatumum
Já é hora de partir
hahihahi
Numero 5
Ele vem depois do 4
Faz tumtumtata
Faz tatatumum
Já é hora de partir
hahihahi
Músicas com Gestos
1 - João trabalha com um martelo
João trabalha com 1 martelo
João trabalha com 1 martelo (fazer o movimento do martelo com um dos braços)
Agora trabalha com 2 (mexer os dois braços)
João trabalha com 2 martelos
João trabalha com 2 martelos
Agora trabalha com 3 (mexer os braços e uma perna)
João trabalha com 3 martelos
João trabalha com 3 martelos
Agora trabalha com 4 (mexer os braços e as pernas)
João trabalha com 1 martelo
João trabalha com 1 martelo (fazer o movimento do martelo com um dos braços)
Agora trabalha com 2 (mexer os dois braços)
João trabalha com 2 martelos
João trabalha com 2 martelos
Agora trabalha com 3 (mexer os braços e uma perna)
João trabalha com 3 martelos
João trabalha com 3 martelos
Agora trabalha com 4 (mexer os braços e as pernas)
João trabalha com 4 martelos
João trabalha com 4 martelos
Agora trabalha com 5 (mexer os braços, as pernas e a cabeça)
João trabalha com 5 martelos
João trabalha com 5 martelos
Agora vai descansar (relaxar o corpo)
João trabalha com 4 martelos
Agora trabalha com 5 (mexer os braços, as pernas e a cabeça)
João trabalha com 5 martelos
João trabalha com 5 martelos
Agora vai descansar (relaxar o corpo)
2 - Indiozinhos
Um, dois, três indiozinhos
Quatro, cinco, seis indiozinhos
Sete, oito, nove indiozinhos
Dez num pequeno bote
Iam navegando pelo rio abaixo
Quando um jacaré se aproximou
E o pequeno bote dos indiozinhos
Quase, quase virou,
Mais não virou.
Um, dois, três indiozinhos
Quatro, cinco, seis indiozinhos
Sete, oito, nove indiozinhos
Dez num pequeno bote
Iam navegando pelo rio abaixo
Quando um jacaré se aproximou
E o pequeno bote dos indiozinhos
Quase, quase virou,
Mais não virou.
3- A galinha do vizinho
A galinha do vizinho
Bota ovo amarelinho.
Bota um, bota dois, bota três,
Bota quatro, bota cinco, bota seis,
Bota sete, bota oito, bota nove,
Bota dez!
A galinha do vizinho
Bota ovo amarelinho.
Bota um, bota dois, bota três,
Bota quatro, bota cinco, bota seis,
Bota sete, bota oito, bota nove,
Bota dez!
Brincadeira:
Com ela, a turminha vai aprender a contar
_ PARTICIPANTES: No mínimo dois.
_ ORGANIZAÇÃO Em roda.
_ COMO BRINCAR As crianças cantam a música e ao chegar ao número dez dão um pulo e se agacham.
Com ela, a turminha vai aprender a contar
_ PARTICIPANTES: No mínimo dois.
_ ORGANIZAÇÃO Em roda.
_ COMO BRINCAR As crianças cantam a música e ao chegar ao número dez dão um pulo e se agacham.
Referência de pesquisa.
http://falandodaeducacao.blogspot.com.br/2009/08/ensinando-matematica-atraves-das.html
Eu não vou saber me encontrar
Sem a geometria pra mostrar
Sem teoria pra entender
Sem matemática, desafios e sem vocês
Vem me tirar da escuridão
http://matematicalife.blogspot.com.br/2010/03/parodia-da-musica-amor-perfeito.html
Paródia da música Amor Perfeito envolvendo
Geometria
Paródia
do Neizino Carlos
Fecho os olhos pra entender como dois planos, podem no espaço ficar,
Planos secantes, coincidentes e paralelos, sem isso não sei viver,
Então vem que agora vou contar para todos vocês,
Eu não consigo esquecer
Cada minuto é muito tempo pra aprender, pra aprendeeeeer
As retas vão passando paralelas, não tem ponto em comum
Até quando chega as coincidentes, que tem todos os pontos em comum
Então, vem que agora vai chegar as retas secantes
E temos apenas um ponto em comum
Já as reversas não tem planos que as contém, que as contéeeeeemmm
Planos secantes, coincidentes e paralelos, sem isso não sei viver,
Então vem que agora vou contar para todos vocês,
Eu não consigo esquecer
Cada minuto é muito tempo pra aprender, pra aprendeeeeer
As retas vão passando paralelas, não tem ponto em comum
Até quando chega as coincidentes, que tem todos os pontos em comum
Então, vem que agora vai chegar as retas secantes
E temos apenas um ponto em comum
Já as reversas não tem planos que as contém, que as contéeeeeemmm
Sem a geometria pra mostrar
Sem teoria pra entender
Sem matemática, desafios e sem vocês
Vem me tirar da escuridão
http://matematicalife.blogspot.com.br/2010/03/parodia-da-musica-amor-perfeito.html
Aula
De Matemática
Pra que dividir sem raciocinar
Na vida é sempre bom multiplicar
E por A mais B
Eu quero demonstrar
Que gosto imensamente de você
Na vida é sempre bom multiplicar
E por A mais B
Eu quero demonstrar
Que gosto imensamente de você
Por uma fração infinitesimal,
Você criou um caso de cálculo integral
E para resolver este problema
Eu tenho um teorema banal
Você criou um caso de cálculo integral
E para resolver este problema
Eu tenho um teorema banal
Quando dois meios se encontram desaparece a fração
E se achamos a unidade
Está resolvida a questão
E se achamos a unidade
Está resolvida a questão
Prá finalizar, vamos
recordar
Que menos por menos dá mais amor
Se vão as paralelas
Ao infinito se encontrar
Por que demoram tanto os corações a se integrar?
Se infinitamente, incomensuravelmente,
Eu estou perdidamente apaixonado por você.
Que menos por menos dá mais amor
Se vão as paralelas
Ao infinito se encontrar
Por que demoram tanto os corações a se integrar?
Se infinitamente, incomensuravelmente,
Eu estou perdidamente apaixonado por você.
ameiii
ResponderExcluir